Você sabe que é o índice “Dow Jones Industrial Average”?


Todo mundo gosta de números exatos e redondos. Portanto, quando o barômetro mais conhecido do mercado de ações dos EUA bateu 20 mil pontos, ele atraiu grandes elogios em Wall Street.

O venerável índice Dow Jones Industrial Average, de 120 anos, quebrou seu recorde em menos de três meses após a eleição presidencial injetar otimismo nos investidores em relação à economia dos EUA.

Mas o que exatamente é o Dow Jones Industrial Average (DJIA)? Será que esse índice é relevante para os americanos comuns? Ele afeta as pessoas fora dos Estados Unidos?

O Dow acompanha os preços das ações de 30 grandes empresas americanas negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, incluindo a Apple, a Coca-Cola, a Walt Disney, a McDonald’s, a Boeing, a Microsoft e a General Electric.

A General Electric é a única que resta das doze empresas originais do índice que um fundador do Wall Street Journal criou em maio de 1896 como ferramenta para saber se os mercados estavam em alta ou em baixa.

Quando os investidores pensam que os ganhos e o potencial de crescimento de uma empresa estão bons, eles compram mais ações, elevando os preços e significando que a economia dos EUA está forte.

O índice passa por altos e baixos, subindo durante os “bull markets” (mercados do “touro” ou de alta) quando as pessoas estão comprando, e caindo quando os “bear markets” (mercados do “urso” ou de baixa) provocam liquidações — às vezes maciças — durante períodos de crise.

Metade dos americanos possui ações, de acordo com uma pesquisa Gallup, e milhões mais as possuem indiretamente através de fundos mútuos e de pensão. Os investidores estrangeiros possuem cerca de 20% das ações americanas.

Originalmente em dois dígitos, o Dow atingiu mil pontos em 1972 e 5 mil em 1995. Ele triplicou desde a crise financeira global há uma década, quando as ações perderam metade de seu valor.

Embora o Dow tenha prestígio, muitos especialistas prestam mais atenção aos rivais que medem muito mais ações, incluindo o índice Standard & Poor’s de 500 empresas. Ainda assim, os barômetros geralmente se movem na mesma direção.

Alex J. Pollock, pesquisador do Instituto R Street, comissão de peritos financeiros, calcula que, após a inflação, o índice Dow aumentou 2,3% ao ano desde 1917. (Esse aumento) “não parece muito, mas durante longos períodos, ele se transforma em enormes avanços” que tornam as pessoas mais ricas, disse ele.

Então o que um investidor prudente deve fazer?

Sempre que há euforia no mercado, “as pessoas razoáveis devem fazer perguntas”, diz o economista Burton Malkiel, que escreveu em um clássico de 1973, A Random Walk Down Wall Street, que macacos com os olhos vendados jogando dardos poderiam fazer um trabalho melhor escolhendo ações do que os especialistas.

Algum dia o Dow atingirá 25 mil, “mas isso poderá ser daqui a 10 anos”, diz Malkiel. “Eu não tenho como prever.”
Você gosta de administração? conheça nosso curso e todos seus benefícios clicando neste link

Teste seus conhecimentos em Administração de negócios clicando aqui

 

 

 

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *