fbpx

Planejamento financeiro para você sempre ter dinheiro


Chegou o fim do mês mas o salário acabou lá no dia 15 quando entramos no limite do cartão para comprar a pizza da sexta à noite e com isso já comprometemos a grana que vai entrar no vale do dia 20. Uma bola de neve que só cresce e parece que nunca conseguimos fazer com que ela diminua.

Seguem algumas sugestões para você poder planejar melhor suas finanças e colocar suas contas em ordem para sair do sufoco e poder ficar mais tranquilo em relação ao seu dinheiro.

  • Nada é imprevisível se você prever: Não gaste todo seu dinheiro, pense que sempre teremos uma emergência ou mesmo uma oportunidade que pode ser perdida por não termos uma reserva. O carro quebrou e você vai ter que emprestar uma grana ou aquela pessoa te finalmente te deu bola e você não tem um centavo para leva-la para jantar.
  • Que você vai ter que gastar você já sabe: Faça uma lista das coisas que você gasta obrigatoriamente todo mês, internet, faculdade gasolina etc. Verifique se o que você ganha é suficiente para paga-las. Se não for suficiente você deve decidir o que cortar e/ou encontrar outras formas de ganhar mais dinheiro. Converse com o vizinho para dividir o wi-fi, ofereça carona para alguém no serviço ou faculdade para dividir combustível. Use seu tempo livre para fazer alguns “bicos” até ter suas contas controladas.
  • Use ferramentas para te ajudar a controlar seus gastos: Tenha um caderno, uma planilha online ou um aplicativo, o que você achar mais viável. Mas tenha alguma forma real de controle, não confie na memória. Você precisa visualizar se esta no azul ou no vermelho para te ajudar na disciplina de gastos.

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *