fbpx

Orientação Profissional (Como ajudar o jovem escolher?)


A maioria dos adolescentes e jovens, ao inicio do ensino médio começam o questionamentos sobre quais as suas opções em relação à vocação profissional e as Universidades disponíveis e possíveis. Tais questionamentos ocorrem quando estão considerando e descobrindo muitas outras questões da vida, inclusive a própria identidade.

As escolas iniciam o ano letivo no ensino médio com o tema, e este segue até o momento da escolha dos estudantes, quando estes, enfim, fazem a escolha e partem para o vestibular ou ENEM, mas muitas outras questões não são consideradas no momento da tomada de decisão, que não raro, ocorrem sob pressão.

O primeiro questionamento que as Instituições de ensino deveriam fazer, diz respeito ao papel delas, enquanto promotoras do interesse e acesso dos estudantes ao conhecimento a respeito do mundo já produzidos e disponíveis, de forma que envolva e desenvolva interesse com o respeito à aplicabilidade de tal conhecimento na vida prática, bem como o contexto dos estudantes tornando, então, mais saudável o processo de ensino e aprendizagem e a tomada de decisão no momento da escolha da área a ser seguida.

Os jovens se deparam tanto com as cobranças da Instituição, quanto da família, a da sociedade e a sua própria cobrança, mas nem sempre consideram os pontos que podem, de fato, contribuir para a melhor escolha.

As dúvidas mais frequentes são:

  • Fazer curso que a família quer ou aquele com o qual se identifica?
  • Frustrar as expectativas da família?
  • Escolher o curso que está na moda?
  • Acompanhar o grupo ao qual pertence?
  • Identificar qual traz mais retorno financeiro?
  • Considerar a opção que a sociedade valoriza?
  • Buscar áreas mais importantes socialmente?
  • Fazer escolha por eliminação de matérias que tem mais dificuldade?

Quanto mais conteúdo e experiências forem oferecidas para esses jovens mais fácil conseguirá tomar suas decisões por isso permitir que esses jovens façam cursos livres como Inglês, Informática e Administração vai dar aos alunos mais subsídios para que possam tomar suas decisões.

Cursos que oferecem aos alunos possibilidades de experimentar áreas de diferentes atuações, conhecer o universo coorporativo e mercado de trabalho ajudam aos alunos eliminarem ou descobrirem novos interesses. Em cursos como o de administração de negócios e finanças do Instituto Americano de Ensino na Avenida Itavuvu zona norte de Sorocaba onde há uma diversidade de módulos que vão abrir novas possibilidades de área de atuação.

Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Contabilidade e Técnicas Administrativas vão mostrar aos alunos não apenas as profissões possíveis nessas áreas mas vão descobrir como é a vida no mercado de trabalho através das atividades praticas que são propostas.

Conhecendo que a fase de escolhas profissionais na adolescência é um período de experimentações e com elas a aprendizagem é importante manter o diálogo aberto orientando sem castrar possibilidades, pois tal castração pode gerar a sensação de insegurança e confusão em relação às próprias escolhas tanto no presente quanto em relação ao futuro, gerando a vivência inautêntica, não reflexiva e confusa.

Por isso os adultos responsáveis pelos adolescentes podem ouvir sem criticar, não impor seus desejos e tão pouco pressionar os jovens nessa fase tão difícil. Lembrar que como seres individuais que somos não devemos comparar ou exigir que estejamos na mesma fase que colegas, irmão ou primos. Deem o máximo de informação e material para que os jovens reflitam e possam, a partir do orientação e guia, fazer escolhas sabendo que vão estar amparados e recebendo o suporte que precisarem.

Conheça mais sobre os cursos livres nas áreas de informática, administração e Inglês do Instituto Americano de Ensino que fica na Avenida Itavuvu 1083 na Zona Norte de Sorocaba e descubra os melhores cursos de Inglês para crianças, do básico ao Avançado para Jovens e Adultos e Conversação Avançada e Business.  Na área profissionalizantes você vai ver que os cursos completos de Informática com pacote Office, Windows, Programação, Design Gráfico e muito mais vão ajudar as crianças e jovens se tornarem adultos muito melhores.

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *