fbpx

Game “Zelda” – e a importância do inglês


No último mês de maio foi lançado pela Nintendo o mais recente capítulo de uma das mais clássicas e aclamadas series de jogos, The Legend of Zelda. O game que recebeu o subtítulo Breath of the Wild, praticamente colecionou notas máximas em análises por todo o mundo, já sendo considerado um dos melhores de todos os tempos. Logo você pensa, “eu preciso jogar essa obra-de-arte!”, mas então se depara com o jogo 100% em Inglês. E agora, é possível jogar sem saber inglês? 

Para jogos como os da série Zelda (RPG eletrônico) o não conhecimento do idioma certamente poderá impedir o jogador de progredir no jogo por conta própria, tendo possivelmente de recorrer a guias de ajuda na internet ou em revistas especializadas. O protagonista do game precisa interagir freqüentemente com outros personagens que irão lhe dizer mais sobre a história do jogo, ou pedir ajuda e gerar missões secundárias, ou dar dicas que podem facilitar na realização das missões principais da história. Os jogos da série Zelda são conhecidos também por serem repletos de “puzzles” e “riddles“, respectivamente quebra-cabeças e charadas que se tornam praticamente impossíveis de decifrar sem conhecer o idioma. Além disso, jogos do estilo prezam em construir uma narrativa empolgante e bem elaborada, dando uma sensação de imersão naquele mundo fictício aos jogadores, e o pouco conhecimento do Inglês pode limitar a compreensão dos fatos da história, deixar o jogador sem saber o que deve fazer em seguida e, portanto, limitar a própria diversão com o game. 

Passei pela experiência de tentar jogar um game da série quando não sabia praticamente nada de inglês e não levou muito tempo para desistir. Eu não conseguia compreender quais eram as minhas missões tanto a principal como as secundárias e logo me encontrei sem saber o que fazer para progredir dentro da história do jogo. Utilizei esse fato como uma motivação para estudar inglês e depois de algum tempo estudando voltei a encarar o game. Além de conseguir progredir, a experiência de jogar se tornou um processo de aprendizado sem igual. Pude ver no game a gramatica que eu tinha estudado sendo usada de maneira autêntica, ajudando a realmente entender os usos em diferentes contextos, além de expandir bastante meu vocabulário. 
Quem disse que aprender inglês deve estar relacionado a estudos ou trabalho e não pode ser divertido?

                                                                       Lucas Manfio (English Teacher)

Deixe seu comentário?

One comment on “Game “Zelda” – e a importância do inglês

Tais Perez

Foi muito emocionante quando aprendi Inglês e consegui entender a história de Zelda Ocarina of Time <3 Muito legal!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *