fbpx

Futuro. Entenda a realidade virtual!


Se você anda meio perdido nessa história toda, senta aí, que nós do Instituto Americano não poderíamos deixar essa oportunidade passar em branco! Explicaremos tudo o que você precisa saber para se preparar para essa nova tecnologia que chegou para ficar.

Essa nova realidade já vem sendo discutida há muito tempo atrás. Nos anos 80 foram feitos diversos protótipos de capacetes e óculos de realidade virtual, algumas empresas apostaram muito, mas todas as tentativas não foram bem-sucedidas, afinal, para criar um dispositivo que nos insira numa realidade completamente diferente da nossa, trazendo profundidade, sensação de presença e imersão em um espaço, se faz necessária uma tecnologia bastante avançada em técnicas de simulação que instigue nossos principais sentidos como audição, visão e olfato.

Para começar, o que são óculos de realidade virtual?

Trata-se de um visor que projeta imagens frente aos olhos do usuário e acompanha os movimentos de sua cabeça, fazendo com que ele se sinta dentro da realidade virtual. Com tantas novidades, é possível que seu corpo demore para se acostumar com essa tecnologia. Isso porque, quando estamos assistindo ou jogando em nossa realidade, existe o espaço virtual e o espaço intermediário até nossa realidade física, então você sente onde você está, você sabe onde você está e sabe que se aparecer um monstro na sua tela, tem noção do espaço e é só fechar o videogame. Já na tecnologia VR, estamos inseridos na cena, logo, essa noção se perde. E aí está a grande sacada!

Mas, essa nova realidade também tem outras funções, que não a de apenas nos divertir em frente à uma tela. Ela é utilizada também para tratamentos! Como por exemplo o de transtornos pós-traumáticos em pacientes. Além disso, a Realidade Virtual chega para possibilitar experiências que seriam impossíveis para pessoas com deficiências físicas, por exemplo. Ou seja, capacitar virtualmente aqueles que, por algum motivo, foram privados fisicamente.

A tecnologia da realidade virtual parece já estar anunciando como vai ser o futuro daqui para frente. Claro que ainda falta lapidar alguns problemas, mas isso só vai acontecer com o tempo. Porém, não temos como negar que a promessa de novas experiências, possibilidades e sorrisos é, no mínimo, empolgante.

 Por Aldo Bëlfia (Professor de Informática)

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *