Telefone: (15) 3327-1905 | Whatsapp: (15) 99201-5511

Etiqueta Profissional no uso do Whatsapp


1ª Dica –  Identifique–se
Quando for encaminhar mensagens para pessoas que não estão registradas em sua lista de contatos, por favor utilize os seguintes passos:

  • Saudação (Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite)
  • Seu nome
  • A informação desejada
  • Agradecimento

Pense, ninguém é obrigado a saber quem é você, portanto, sempre identifique – se, principalmente se você não tem contato com a pessoa. Usar a educação e a gentileza

2ª Dica – Cuidado com a quantidade de áudio
Gravar áudio é uma delícia, não é mesmo? Além de facilitar a comunicação. Utilizar o áudio profissionalmente, também pode ser algo bem interessante portanto:

  • Grave áudio curtos;
  • Informações Objetivas;
  • Evite enrolação.

3ª Dica – Grupos de Whats
A febre do momento! Grupo da família, do time, da academia. Grupos de whats são interessantes, pois permite que o comunicador atinja um número maior de pessoas em uma única mensagem e o seu benefício para uso profissional, não é diferente e mais do que nunca o uso da etiqueta é fundamental. O que evitar em grupos profissionais:

  • Evite envio de piadas, mensagens religiosas, discussões políticas;
  • Cuidado com o envio de fotos e vídeos inadequados;
  • Excesso de mensagens;
  • Atenção aos horários de envio de mensagem.

Mantenha uma postura profissional em grupos de trabalho, use-o somente para envio de materiais ou informações relevantes ao trabalho. Reserve esse tipo de mensagem para os grupos de convívio pessoal. Cuidado com o horário de envio. Pense, é coerente enviar uma mensagem 2 horas da manhã? Aos domingos?  Feriado? É urgente mesmo? Use o bom senso, isso também é ter etiqueta.

4ª Dica – Cuidado para não ficar cobrando respostas imediatas
Não existe algo mais angustiante do que quando sinaliza que a pessoa recebeu a mensagem e não respondeu. Calma!

Aqui também cai muito bem o bom senso, porque nem sempre a pessoa que recebeu a mensagem consegue responder de imediato por inúmeros fatores, pode estar dirigindo, atendendo um cliente, enfim, se o assunto é urgente e precisa de resposta imediata, ligue! Isso mesmo! Smartphone também faz ligações, rs.

5ª Dica – Ortografia
Não confie no corretor automático do WhatsApp, revise a mensagem antes de enviá-la. Verifique se as palavras estão corretas. Cuidado com o excesso de abreviações, pois não são todas as pessoas que entendem, evite constrangimentos.

Lembre-se Gentileza e Educação caminham de mãos dadas e abrem portas inimagináveis.

 

 Ana Cláudia Antunes (Profº de Administração de Negócios)

 

Have any Question or Comment?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.