fbpx

Definindo e alcançando metas


Você sabe o quão importante é para um líder ter uma visão estratégica para o futuro? A melhor maneira de realizar essa visão é definir metas! tanto metas de longo prazo quanto de médio e curto  prazo, estas, servindo de degraus para alcançar as metas de longo prazo.

Siga os passos abaixo para começar a definir e, mais importante, à alcançar suas metas:

Passo 1: Defina suas metas de longo prazo. Trabalhar para a realização de metas, em todos os aspectos da vida, é uma ótima fonte de motivação e realização. Metas de longo prazo são as mais importantes que você pode estabelecer para si mesmo, tal qual se tornar medico, fazer uma pós graduação ou começar um negócio. Quando criar metas, certifique-se de definir como irá medir seu sucesso. Por exemplo, se sua meta é começar um negócio, talvez possa dizer que você é bem-sucedido se sua empresa ainda estiver operacional um ano após a criação.
Uma meta bem definida deve ter “EMART” (SMART em inglês que é a palavra para esperto trocamos aqui o S de Specific para Especifico), que significa:
• Especifico – Defina sua meta em detalhes. É difícil alcançar uma meta vaga!
• Mensurável – Identifique maneiras para saber que sua meta foi alcançada.
• Atingível – certifique-se que sua meta é realmente possível de atingir. Acabar com a pobreza pode não ser possível sozinho, mas dar oportunidades de educação para jovens desfavorecidos sim.
• Relevante – Suas metas devem se alinhar com a direção na qual sua vida siga e, se apropriado, as necessidades em sua comunidade.
• Tempo Limite – Definir prazos em suas metas vai te manter motivado e focado.

Faça para cada meta um teste “EMART”. Se for aplicável, você criou uma excelente meta para você mesmo.

Passo 2: Defina suas metas de médio e curto prazo. Elas ajudam a te manter focado em alcançar as de longo prazo. Se sua meta de longo prazo é começar um negócio, sua meta de curto prazo pode ser fazer uma pesquisa de mercado, montar um plano de negócios, se encontrar com um mentor, etc. Baseado no resultado de uma meta de curto prazo, você pode precisar reavaliar a de longo prazo. Talvez, quando desenvolver um plano de negócios, você descubra que o custo de abrir uma empresa é maior que você esperava. Isso irá mudar sua meta de longo prazo? Se certifique de reavaliar sua meta de longo prazo conforme completa cada meta de curto prazo. Lembre-se que suas metas de curto prazo não precisam ser tão ambiciosas quanto a de longo prazo. Desenvolver suas habilidades profissionais é uma ótima meta de curto prazo.

Passo 3: identifique os recursos que precisará para atingir suas metas. Após defini-las, faça uma lista de recursos que precisará para atingir cada meta. Recursos podem incluir pesquisa e informação, dinheiro/apoio financeiro, ou ajuda de outros, como família, amigos, membros de sua comunidade ou colegas de trabalho. Tendo uma lista do que precisa, você saberá onde e para quem recorrer quando precisar de suporte. Depois de definir suas metas e o que precisa para alcança-las, certifique-se de continuar a revisar suas metas estabelecidas para se manter focado. A melhor maneira de se fazer isso é anotar tudo.

Quer aprender a definir e mensurar metas e resultados?
Conheça nosso curso de administração (Clique Aqui)
Teste seus conhecimentos em administração (Clique Aqui) 

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *