| avt.li/msf" />

Como lidar com as mudanças impostas pela Tecnologia?


Considero que estamos passando pela terceira revolução industrial, na qual o desenvolvimento da tecnologia informacional impulsionou a globalização. Avanço esse que possibilitou a comunicação e a aproximação de continentes e nações. A geração de jovens conectados à vida virtual acaba nos afastando da vida real, podendo interferir no contexto educacional, reduzindo a atenção e o interesse desse público.

Essa tecnologia nos impõe novos hábitos, novos modelos de negócio, novas conveniências e impactos diretos no mercado de trabalho. As vezes a adaptação é lenta, como no caso dos automóveis versus carruagens. Outras vezes a sociedade reage decidindo por alternativas esdrúxulas. Por fim, existem casos em que a resistência sai do mérito das discussões e entra na reação violenta como recentemente vemos entre táxis e Ubers.

O fato, inquestionável, é que a tecnologia instaura mudanças em nossas vidas em todas as dimensões. Todos os dias surgem novidades e nós, seres humanos, em favor da conveniência e do bem estar, as adotamos. O interessante é que quase sempre a adoção dessas tecnologias representa impactos diretos em parte da sociedade, para o bem e para o mal, dependendo do ponto de vista.

Enfim, quando falamos das transformações que a tecnologia impera à sociedade, a maior barreira nem sempre está na própria tecnologia, mas provavelmente nos seres humanos, em seus hábitos, conveniências, crenças e até na dificuldade de sonhar.

Para que a tecnologia possa ser assimilada de forma saudável e com o mínimo de conflitos possível deixo algumas sugestões de como podemos vencer esses desafios que as inovações tecnológicas nos impõe:

  • Esteja aberto a novos aprendizados. Não tenha um pré-conceito acerca de sua capacidade;
  • Desafie-se todos os dias, tente fazer uma compra pela internet, utilize alguma rede social, entre no menu de sua TV e observe as possibilidades de configurações que você não havia utilizado, enfim, faça atividades que fujam de sua zona de conforto;
  • Matricule-se em um curso voltado para a área de tecnologia, como um curso de informática por exemplo;
  • Assista a documentários e programas relacionados a tecnologia e estilo de vida, bem como leia revistas e livros, pois dessa forma, você expandirá exponencialmente seu vocabulário e ficará a par de assuntos atuais.

     Por Aldo Bëlfia (Professor de Informática)

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *