fbpx

Como escolher a faculdade certa? (o que eu vou ser quando crescer?)


Algumas questões relevantes devem ser consideradas na hora de escolher sua faculdade, a escolha de sua formação profissional deve estar baseada nas competências, habilidades e conhecimento sobre o que sabe e se sente seguro a fazer, isso fará uma enorme diferença durante o processo de formação e também em sua atuação como profissional formado.

Os pais, cuidadores e educadores, devem estar atentos à fase psicossocial na qual o estudante, em sua maioria, se encontra, pois podem contribuir e compreender que as dúvidas dos jovens são naturais e saudáveis, trata-se da fase da Identidade versus confusão de papéis e ocorre na adolescência quando já há mudanças significativas tanto em relação a si mesmos, na exploração das próprias experiências, independência, quanto em relação aos outros e ao mundo.

Tendo consciência de tal momento, e tal fase sendo saudavelmente encarada, algumas questões podem ser bem mais valiosas para a escolha:

  • Com qual área há identificação? O que vai resultar em melhores resultados tanto durante o processo de formação quanto na atuação como profissional;
  • A perspectiva de mercado de trabalho;
  • Compreender que em todas as áreas de atuação haverá contato com matérias com as quais não há muita afinidade, então, considerar que qualquer que seja a escolha, o contato pode ser bom se identificar a finalidade deste;
  • Substituir frases tal como: “escolha para ser alguém na vida”, – afinal, todos são alguém -, pela conscientização de que este é alguém, um Ser Humano, atuará profissionalmente conforme sua formação, afinal, há vários papéis sociais durante a vida e a formação é um deles e não o determinante de alguém;
  • A relevância da área escolhida a curto, médio e longo prazo, mas sem esquecer que há continuidade da vida e de novas possibilidades e descobertas de mais áreas interessantes, inclusive durante a formação;
  • Lembrar que essa escolha é importante mas não é a mais importante e nem será para vida toda. Com a longa expectativa de vida que temos hoje é muito improvável que faremos a mesma coisa durante a vida inteira. Entenda que essa escolha será apenas para essa fase.

Escolas que oferecem cursos livres de capacitação profissional assim como formação em áreas de informática como Programação de computadores, lógica e linguagem de programação onde jovens podem conhecer sobre áreas de atuação diversas e ter vivência pratica de como seriam as responsabilidades e tarefas de área de informática para diversas áreas inclusive com o uso do Pacote Office e Sistema operacional Windows podem ajudar na tomada de decisão.

Ter acesso a aprendizagem de outras ferramentas como no curso de Design gráfico onde os alunos podem desenvolver projetos com Photoshop, Indesign, Corel Draw e Illustrator dão aos alunos suporte maior para compreender por exemplo que trabalhar com computadores não os limita apenas a trabalhos administrativos.

Ainda cursos que expandem o conhecimento em diversas áreas de atuação profissional como cursos com vários módulos como o administração de negócios oferecidos pelo Instituto Americano de Ensino da Avenida Itavuvu na zona norte de Sorocaba. Com 5 módulos sendo Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Técnicas Administrativas, Contabilidade Prática e Marketing com telemarketing, vendas e negociação o jovem vai ter mais propriedade para poder escolher uma profissão para seguir.

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *