fbpx

Brasil X Finlândia (A goleada que realmente importa)


Qual é a sua opinião sobre a reforma do sistema de ensino brasileiro? De que forma esses direitos do ensino público na Finlândia ajudariam o Brasil a ter uma educação de qualidade? Veja abaixo os 6 principais direitos do ensino na Finlândia:

1). Todas as crianças têm direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho do governador ou do porteiro de um prédio qualquer;

2). Todas as escolas são públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também alimento nutritivo para que as crianças tenham a energia necessária para estudar;

3). Os professores são selecionados dos 10% mais bem colocados entre os graduados em provas de aptidão;

4). As crianças têm um professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço escolar;

5). Nos primeiros anos de aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum tipo de prova, avaliação ou teste;

6). Os alunos são orientados a falar mais que os professores nas salas de aula. Para que a compreensão dos problemas e dúvidas dos alunos seja esclarecida completamente, além de estimulá-los a não se envergonhar de não estarem completamente certos em suas afirmações e que toda pergunta é válida.

Parece exagero, fantasia, utopia, mas é verdade, é assim que a educação é tratada na Finlândia. Isso deu a esse País a primeira posição em relação a qualidade da educação pública, em uma pesquisa feita pela Revista The Economist. Não é à toa que nas listas internacionais de satisfação, os finlandeses apareçam sistematicamente como as pessoas mais felizes do mundo, reflexo de uma boa formação estruturada no conhecimento e no saber.

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *