Quando nos deparamos com um problema ou necessidade, precisamos identificar meios para resolvê-los e como fazer isso? Qual a melhor maneira para não agir precipitadamente sem antes fazermos uma análise da situação?

O método 5W2H é uma dessas ferramentas que podem ser utilizadas na gestão da organização. Por ser um plano de ação simples tem grande eficácia e auxilia na solução dos problemas, na tomada de decisões, e ajuda a manter a organização quando se refere a ações corretivas e preventivas.

Bastante eficiente na elaboração de planos e atividades, permite listar os elementos prioritários que devem conter em uma tarefa, plano de negócios ou projeto.

Para utilizarmos o 5W2H devemos fazer uso das seguintes perguntas:

– WHAT: o que será feito (etapas); – WHY: por que será feito (justificativa);

– WHERE: onde será feito (local); – WHEN: quando será feito (tempo);

– WHO: por quem será feito (responsabilidade); – HOW: como será feito (método);

– HOW MUCH: quanto custará fazer (custo).

Vejam a praticidade no exemplo abaixo:

Problema: A conta de  luz do último semestre veio com aumento de mais de 30%, comparado ao mesmo período do ano passado.

Solução:

– O QUE? Redução do consumo excessivo de energia

– POR QUE? O consumo de energia está muito elevado e precisamos identificar meios para podermos baixá-lo.

– COMO? Diminuindo a utilização do ar condicionado (que mesmo com a temperatura normal é ligado) e conscientizando todos os colaboradores para que quando forem os últimos a deixarem o ambiente, apaguem as luzes.

– QUEM? Todos os colaboradores

– QUANDO? A partir de amanhã

– QUANTO CUSTA? A ação terá um custo zero e o objetivo é reduzir o consumo de energia em 10%.

Embora o método 5W2H, seja muito utilizado nas empresas e indústrias ele pode ser utilizado para qualquer situação que exija planejamento. Já pensou em aplica-lo na arrumação de seu quarto, na organização dos trabalhos e atividades escolares ou mesmo para encontrar solução para aquela falta de tempo para fazer exercícios? Vamos tentar?

Ana Claudia (Professora de Administração)