fbpx

5 mitos sobre energia eólica


Sabe para onde vai a energia eólica? As turbinas de hoje são mais eficientes do que nunca. É hora de acabar com alguns mitos:

1- A energia eólica é imprevisível. Não é bem assim. Há meios de obter eletricidade quando não está ventando. Novas baterias de alta capacidade permitem que a eletricidade gerada pelo vento seja reservada para uso posterior. E uma melhor previsão do tempo diminui a necessidade de backup convencional extenso.

2- Turbinas eólicas são barulhentas. Não. A tecnologia eólica melhorou, minimizando o barulho mecânico. Normalmente, as turbinas eólicas são instaladas a pelo menos 300 metros de uma residência. A essa distância, o som que as pás produzem é de aproximadamente 43 decibéis. A 500 metros, cai para 38 decibéis. Uma geladeira produz cerca de 40 decibéis, enquanto um secador de cabelo, de 80 a 90 decibéis.

3- A energia eólica é cara. Não mais. Conforme os preços caem e a tecnologia se torna mais eficiente, a eletricidade da energia eólica agora compete com fontes de energia convencionais. Os preços das turbinas eólicas caíram de 20% a 40% desde 2008. Em alguns lugares — como Colorado — a energia eólica está substituindo a eletricidade de centrais elétricas convencionais.

4- As turbinas matam morcegos e pássaros, e prejudicam o meio ambiente. Sim e não. É verdade que pássaros e morcegos podem colidir com turbinas, mas os parques eólicos dos EUA trabalham com grupos de proteção à vida selvagem e ao meio ambiente e o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA a fim de reduzir o impacto dos parques eólicos na vida selvagem. Conhecer o comportamento da vida selvagem ajuda a preservar as populações de pássaros e morcegos. Por exemplo, manter as pás das turbinas paradas quando os morcegos estão na ativa pode reduzir a morte de morcegos pela metade. Difusores de som, radares e imagens térmicas são outras ferramentas sendo testadas a fim de proteger a vida selvagem.

5- Eólica é uma fonte de energia insignificante. Errado. Eólica é agora a maior fonte única de energia limpa dos EUA, superando a potência hidrelétrica em capacidade instalada. A geração de energia eólica está crescendo em estados com muito vento, particularmente o Texas e todo o Meio-Oeste. A Administração de Informações sobre Energia dos EUA calcula que 60% de toda a capacidade de geração em escala utilitária acrescentado à matriz energética em 2016 adveio de recursos eólicos e solares. E agora, algumas curiosidades… A energia eólica tem sido usada há milhares de anos: para bombear água, moer cereais e, atualmente, para gerar eletricidade. Uma única turbina eólica pode alimentar 500 residências. A energia eólica não usa quase nenhuma água, ao contrário de grande parte da geração de energia em escala utilitária. Os Estados Unidos geram mais energia eólica do que qualquer outro país, exceto a China.

Deixe seu comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *